Retomando as atividades, hoje irei mostrar limpeza e desmontagem do motor v6 que equipará o meu Uno 1.6R
Enquanto limpávamos, jogamos sujeira para os pistões. Não importava muito pq o motor todo seria desmontado, passaria por retífica, banho químico e tudo mais...
Marquinha de guerra...
Vista de um dos cabeçotes
Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.
1.6R V6 Busso Alfa Romeo
- eduardomelo
- Sevel Inside
- Mensagens: 367
- Registrado em: 04/12/14, 21:10
- Carro: Uno 1.6R 92/93
GARAGEM viewtopic.php?f=6&t=3850
- Geraldo.
- Moderador
- Mensagens: 749
- Registrado em: 09/11/16, 09:27
- Carro: Fiat Uno Sx 1984.
Puxa, que monstro, tudo aí é grande. O Uno vai voar com ele... Qual produto você usou na limpeza do bloco?
- eduardomelo
- Sevel Inside
- Mensagens: 367
- Registrado em: 04/12/14, 21:10
- Carro: Uno 1.6R 92/93
Não lembro se SOLUPAN ou LM no bloco. Só usamos esses produtos mais brutos pois iríamos trocar todas as juntas e retentores dele.Geraldo. escreveu:Puxa, que monstro, tudo aí é grande. O Uno vai voar com ele... Qual produto você usou na limpeza do bloco?
Comandos, cabeçote e algumas outras peças usamos descarbonizantes e paciência.
Cabeçote já foi e voltou da retífica.
GARAGEM viewtopic.php?f=6&t=3850
- RE-FIAT
- Adotados
- Mensagens: 1456
- Registrado em: 04/03/13, 17:07
- Carro: ***
- Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste
Muito bom eduardomelo!
acompanhando aqui!!!
acompanhando aqui!!!
Renato
- eduardomelo
- Sevel Inside
- Mensagens: 367
- Registrado em: 04/12/14, 21:10
- Carro: Uno 1.6R 92/93
Seguindo na novela do projeto, trago mais novidades para a garagem do CUB:
1 - Cabeçote retornou da retífica;
2 - Chegou as lentes e os suportes das lentes do para-choque dianteiro;
3 - Pesei as pinças de 164/MT com os cavaletes;
4 - Chegou travas do capô, faróis e setas para frente alta.
Vamos as fotos?
1) Cabeçotes: Ainda levarão mais um passe pra ficar espelhado, mas já estão alinhados.
Faremos a substituição desse tubo dágua que passa por dentro por algum de inox.
SALDO FINAL DO CABEÇOTE: Tinha uma única válvula empenada de admissão que ao tentar recuperar quebrou. Comprei o que consegui encontrar por aqui mesmo, um trio de válvulas Takao. Troquei o par de válvulas de admissão do cilindro que necessitava.
A retífica precisou retirar 0,3mm na plaina para deixar o cabeçote alinhado.
Quando refizemos as contas da taxa ela foi elevada de 10:1 para 10,8:1, sendo insuficiente, ainda, para uma queima adequada do etanol.
Como o cabeçote ainda irá mais uma vez pra ser plainado mais uma vez e trocaremos aquele tubo, além do bloco ainda ir pra retífica também vamos aguardar a nova taxa. A minha ideia é que fique o mais próximo possível de 12:1 pra evitar que as válvulas fiquem muito próximas aos pistões.
2) Chegou as lentes e os suportes das lentes do para-choque dianteiro
3) Pesei as pinças de 164/MT com os cavaletes
4) Chegou travas do capô, faróis e setas para frente alta
Os reguladores comprei por fora depois, sem fotos aqui.
1 - Cabeçote retornou da retífica;
2 - Chegou as lentes e os suportes das lentes do para-choque dianteiro;
3 - Pesei as pinças de 164/MT com os cavaletes;
4 - Chegou travas do capô, faróis e setas para frente alta.
Vamos as fotos?
1) Cabeçotes: Ainda levarão mais um passe pra ficar espelhado, mas já estão alinhados.
Faremos a substituição desse tubo dágua que passa por dentro por algum de inox.
SALDO FINAL DO CABEÇOTE: Tinha uma única válvula empenada de admissão que ao tentar recuperar quebrou. Comprei o que consegui encontrar por aqui mesmo, um trio de válvulas Takao. Troquei o par de válvulas de admissão do cilindro que necessitava.
A retífica precisou retirar 0,3mm na plaina para deixar o cabeçote alinhado.
Quando refizemos as contas da taxa ela foi elevada de 10:1 para 10,8:1, sendo insuficiente, ainda, para uma queima adequada do etanol.
Como o cabeçote ainda irá mais uma vez pra ser plainado mais uma vez e trocaremos aquele tubo, além do bloco ainda ir pra retífica também vamos aguardar a nova taxa. A minha ideia é que fique o mais próximo possível de 12:1 pra evitar que as válvulas fiquem muito próximas aos pistões.
2) Chegou as lentes e os suportes das lentes do para-choque dianteiro
3) Pesei as pinças de 164/MT com os cavaletes
4) Chegou travas do capô, faróis e setas para frente alta
Os reguladores comprei por fora depois, sem fotos aqui.
GARAGEM viewtopic.php?f=6&t=3850
- RE-FIAT
- Adotados
- Mensagens: 1456
- Registrado em: 04/03/13, 17:07
- Carro: ***
- Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste
show!
Renato
- Digo Garcia
- Administrador
- Mensagens: 1017
- Registrado em: 14/02/13, 18:38
- Carro: 1.6R 1990 "Panda"
- Localização: São Bernardo do Campo - Sp
Excelente!!!!!
- eduardomelo
- Sevel Inside
- Mensagens: 367
- Registrado em: 04/12/14, 21:10
- Carro: Uno 1.6R 92/93
Seguindo uma certa ordem cronológica, deixarei registrado aqui um super resumo de várias fases do projeto que progrediram.
Faróis de Neblina LED. Minha maior exigência nesse item foi que ele tivesse o tamanho mais próximo possível dos originais, e a diferença é tão pequena que quando estiver montado você poderão dizer se não passa despercebido.
Moldes pré existentes para fabricação das peças de fibra de vidro do Uno Nacional.
Primeiro teste com a placa de Arduíno para controle da Bomba Elétrica Externa caseira.
Versão 1 da Bomba dágua caseira
Aquisição do painel de instrumentos da Alfa Romeo 145 e teste no tabelier
Rodas da Alfa 164, prontas
Pronto pra iniciar a cirurgia
Preparo de alguns moldes
Peças prontas para saírem da forma
Peças fora da forma
Peças sem rebarbas
Volante do motor retificado (-700g)
Cabeçote V6
Frente alta montada
Spoiler previamente montado
Almas de capô e Tampa da mala sendo preparadas pra peça em fibra de vidro
Pinças dianteiras (164/MT)
Senhores, sintam-se atualizados nesse momento. Qualquer dúvida ou curiosidade, aqui estou.
Faróis de Neblina LED. Minha maior exigência nesse item foi que ele tivesse o tamanho mais próximo possível dos originais, e a diferença é tão pequena que quando estiver montado você poderão dizer se não passa despercebido.
Moldes pré existentes para fabricação das peças de fibra de vidro do Uno Nacional.
Primeiro teste com a placa de Arduíno para controle da Bomba Elétrica Externa caseira.
Versão 1 da Bomba dágua caseira
Aquisição do painel de instrumentos da Alfa Romeo 145 e teste no tabelier
Rodas da Alfa 164, prontas
Pronto pra iniciar a cirurgia
Preparo de alguns moldes
Peças prontas para saírem da forma
Peças fora da forma
Peças sem rebarbas
Volante do motor retificado (-700g)
Cabeçote V6
Frente alta montada
Spoiler previamente montado
Almas de capô e Tampa da mala sendo preparadas pra peça em fibra de vidro
Pinças dianteiras (164/MT)
Senhores, sintam-se atualizados nesse momento. Qualquer dúvida ou curiosidade, aqui estou.
GARAGEM viewtopic.php?f=6&t=3850
- Mille.Eletronic
- Usuário
- Mensagens: 1
- Registrado em: 29/10/20, 09:48
- Carro: Uno Mille Eletronic 93
- Localização: Paraná
Boa tarde Eduardo, aonde consigo as lentes e os suportes das lentes do para-choque dianteiro, e é possível adaptar no para-choque do uno frente alta comum ? obrigado.
- eduardomelo
- Sevel Inside
- Mensagens: 367
- Registrado em: 04/12/14, 21:10
- Carro: Uno 1.6R 92/93
Lentes eu comprei paralelas, tem aos montes no mercadolivre.Mille.Eletronic escreveu: ↑02/11/20, 16:32 Boa tarde Eduardo, aonde consigo as lentes e os suportes das lentes do para-choque dianteiro, e é possível adaptar no para-choque do uno frente alta comum ? obrigado.
Suporte das lentes eu comprei de um cara em SP que faz com impressora 3D.
Quanto aos PCs são intercambiáveis entre sim.
Abraço
GARAGEM viewtopic.php?f=6&t=3850