Boa noite colegas fiateiros, tudo bem?
Me chamo Braian, estou restaurando um uno 1.0 1992 que caracterizei como 1.5R pois acho muito linda a faixa. Mas não copiei o projeto 100%, fiz algumas coisas do meu agrado.
VOU deixar algumas fotos aqui embaixo.
A questão é que hoje queimou a junta de cabeçote do meu motor 1.0 que ferveu a alguns dais atrás. (Maldita termostática).
Como a ideia é turbinar o carro (vou fazer isso com toda a certeza). Eu estive pensando em aproveitar para transformar de 1.0 para 1.3.
Eis as minhas dúvidas:
Vocês acham que vale a pena fazer isso?
Vou ter um ganho bom de potência agora e principalmente depois do turbo?
Qual a melhor adaptação para transformar ele em 1.3? A mais usada pelo que vi é a do pistão de kombi, mas não sei se ele vai aguentar um futuro turbo com 1.5Kg.
Gostaria de algumas dicas de como transformar em 1.3 e se realmente vale a pena fazer isso, pois caso contrário vou permanecer no 1.0 e guardar esse dinheiro para instalar o kit turbo.
Agraço desde já a ajuda de todos!
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/9IDDxno
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/yMgyX8E
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/CHZ6i14
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/TCo4qgw
Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.
Transformar 1.0 em 1.3 para turbinar no futuro!??
- Digo Garcia
- Administrador
- Mensagens: 1015
- Registrado em: 14/02/13, 18:38
- Carro: 1.6R 1990 "Panda"
- Localização: São Bernardo do Campo - Sp
Bem vindo Braian.Braian2022 escreveu: ↑23/10/22, 01:44 Boa noite colegas fiateiros, tudo bem?
Me chamo Braian, estou restaurando um uno 1.0 1992 que caracterizei como 1.5R pois acho muito linda a faixa. Mas não copiei o projeto 100%, fiz algumas coisas do meu agrado.
VOU deixar algumas fotos aqui embaixo.
A questão é que hoje queimou a junta de cabeçote do meu motor 1.0 que ferveu a alguns dais atrás. (Maldita termostática).
Como a ideia é turbinar o carro (vou fazer isso com toda a certeza). Eu estive pensando em aproveitar para transformar de 1.0 para 1.3.
Eis as minhas dúvidas:
Vocês acham que vale a pena fazer isso?
Vou ter um ganho bom de potência agora e principalmente depois do turbo?
Qual a melhor adaptação para transformar ele em 1.3? A mais usada pelo que vi é a do pistão de kombi, mas não sei se ele vai aguentar um futuro turbo com 1.5Kg.
Gostaria de algumas dicas de como transformar em 1.3 e se realmente vale a pena fazer isso, pois caso contrário vou permanecer no 1.0 e guardar esse dinheiro para instalar o kit turbo.
Agraço desde já a ajuda de todos!
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/9IDDxno
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/yMgyX8E
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/CHZ6i14
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/TCo4qgw
Bem, não é possível transformar o Fiasa 1.0 em 1.3, pois toda a Linha Fiasa tem alturas de bloco diferentes para suas respectivas cilindradas.
Logo, 1.0 para 1.3, 1.3 para 1.5, usando peças FIAT, não é possível, e fora disso, são verdadeiras gambiarras usando peças que não foram destinadas a isso, logo tendo pesos, velocidade de uso e aplicação completamente distintas.
.
Se quer um motor de cilindrada maior, indico que troque o motor por um 1300.
Esse motor gira relativamente bem, com um cabeçote de Strada 1.5mpi que é o que possui as maiores válvulas da linha Fiasa e demais melhoramentos, fica um projeto bem interessante.
- Braian2022
- Usuário
- Mensagens: 5
- Registrado em: 22/10/22, 12:31
- Carro: uno
Digo Garcia escreveu: ↑27/10/22, 13:57
Bem vindo Braian.
Bem, não é possível transformar o Fiasa 1.0 em 1.3, pois toda a Linha Fiasa tem alturas de bloco diferentes para suas respectivas cilindradas.
Logo, 1.0 para 1.3, 1.3 para 1.5, usando peças FIAT, não é possível, e fora disso, são verdadeiras gambiarras usando peças que não foram destinadas a isso, logo tendo pesos, velocidade de uso e aplicação completamente distintas.
.
Se quer um motor de cilindrada maior, indico que troque o motor por um 1300.
Esse motor gira relativamente bem, com um cabeçote de Strada 1.5mpi que é o que possui as maiores válvulas da linha Fiasa e demais melhoramentos, fica um projeto bem interessante.
Foi exatamente o que eu pensei, aquela alteração com pistão de Kombi não me parecia nada confiável. Por isso antes mesmo de ver a sua publicação, resolvi gastar um pouco mais e comprei um fiasa 1.5. Assim posso usar a mecânica robusta desse motor e colocar uma pressão de turbo razoável sem me preocupar.
Hoje mesmo já pintamos o motor pra deixar ele melhor visualmente.
Foto do motor:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/D7qfGdw
Pelo investimento, você acha que vale a pena trocar o cabeçote original em bom estado pelo da Strada? Ele é plug and play?
Você sabe me dizer alguma estimativa de ganho de performance para esse upgrade ? (cvs e torque)
Editado pela última vez por Braian2022 em 27/10/22, 23:11, em um total de 1 vez.
- Digo Garcia
- Administrador
- Mensagens: 1015
- Registrado em: 14/02/13, 18:38
- Carro: 1.6R 1990 "Panda"
- Localização: São Bernardo do Campo - Sp
É praticamente plug and play. E se puder pegar o coletor mpi e demais sensores, chicote e etc junto, melhor ainda pois aí já monta injetado.Braian2022 escreveu: ↑27/10/22, 23:08
Foi exatamente o que eu pensei, aquela alteração com pistão de Kombi não me parecia nada confiável. Por isso antes mesmo de ver a sua publicação, resolvi gastar um pouco mais e comprei um fiasa 1.5. Assim posso usar a mecânica robusta desse motor e colocar uma pressão de turbo razoável sem me preocupar.
Hoje mesmo já pintamos o motor pra deixar ele melhor visualmente.
Foto do motor:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/D7qfGdw
Pelo investimento, você acha que vale a pena trocar o cabeçote original em bom estado pelo da Strada? Ele é plug and play?
Você sabe me dizer alguma estimativa de ganho de performance para esse upgrade ? (cvs e torque)
Difícil dizer sobre estimativas, mas algum ganho sempre terá.