O inicio
O motor Fiat Sohc (comando de valvula no cabeçote) muito conhecido pelos brasileiros como Argentino ou Sevel e na Argentina como motor "Tipo", foi desenvolvido por um engenheiro chamado Aurélio Lampredi em 1968 e trazia como vantagens algumas características muito raras em motores de sua época como cabeçote em liga de alumínio,acionamento do comando por correia dentada,comando de válvulas acionando diretamente as válvulas (sem balancins) e um pequeno curso da arvore de manivelas que lhe proporcionava um regime de rotação alto como os italianos da época muito gostavam.
0 Fiat128
Projetado por Lampredi p´empurrar um lançamento da Fiat em 1969 chamado Fiat 128 assim começou a carreira desse motor,o 128 era um sedan compacto um pouco menor que nosso Fiat Premio e com uma cilindrada inicial de 1116 cc com curso de 55,5 mm e diâmetro de 80,5 era um bom motor p´época e tinha fama de inquebrável,depois vieram outras versões como a que equipou o Fiat X1/9 um esportivo lindo até p´os dias de hoje e que no brasil teve uma replica chamada Dardo,sua cilindrada era de 1290 cc com curso de 55,5 e diâmetro de 86mm nos primeiros X1/9 e posteriormente 1498cc com diâmetro de 86,4 e curso de 63,9.
Infelizmente a nossa replica do X1/9 foi equipada com o fraco e nada esportivo motor Fiat Fiasa,deixa p´lá é assunto p´outro tópico...
Após o Fiat X1/9 o motor Sevel teve varias versões de cilindrada e equipou mais de 20 carros diferentes e ficou mais de 30 anos em linha de produção,vieram até versões esportivas turboalimentadas muito potentes p´ sua época .
Algumas versões são 1372 cc com curso de 67,4 e diâmetro de 80,5,1499 com curso de 63,9 e diâmetro de 86,4 e finalmente com curso de 67,4 com 86.4 de diâmetro de cilindro.
Alta rotação
Com um projeto nitidamente dedicado a altas rotações ele foi um dos motores 4 cilindros mais balanceados e com maior rendimento em sua época, mas seu grande trunfo era a durabilidade que hoje em dia esta em desuso.
Lembranças
Lembro bem de algumas viagens que fiz a nossos amigos Argentinos que tanto prezam pela durabilidade e notei que vários Dunas (Premio) uns até surrados e com muita idade ainda ostentavam em seu vidro traseiro um adesivo enorme dizendo +- assim Record intercontinental de resistência e abaixo desses dizeres um numero enorme em kilometros percorridos sem manutenções não me lenbro quanto ao certo mais precisaria de uma meia dúzia de motores atuais p´conseguir tal feito.
Sem duvida uma ótima maquina
Projetado p´ rodar muito e além disso ter caráter esportivo esse motor tem historia....não é apenas uma maquina copiada de outra ou de outro fabricante é certamente o ultimo motor Fiat de um carro colecionável como X1/9.
O fim
Na decada de 90 o motor que tinha nascido p´girar , ser esportivo e que muitas vezes ostentava de fabrica um Weber 40 e comandos que beiravam 270 graus estava cada vez mais lento com carburadores pequenos e comandos de 228 graus que mal levavam suas rotações a 6000 rpm,depois vieram injeções eletrônicas de vários modelos como uma tentativa de ressuscitar o valente motor que já não atendia mais as rigorosas normas de emissões.
Porem nada é eterno,seus dias passaram e eu não consegui acompanhar ao todo sua trajetória apenas tenho algumas lembranças , conheço historias e ouço um ou outro Brasileiro dizer "esse é um baita motor" ou algum Argentino velho dizer "aca nada se rompe".
Tabela de maioria dos veículos equipados com esse ótimo motor:
Abaixo imagem de um motor Sevel preparado aspro
Turbo
Bloco
Coletor de escapamento
Pistões
Cabeçote
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motor Sevel e sua história
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Bela matéria!