Olá a todos, eu tenho um Uno Mille sx 97, e verificando as borrachas das porta eu encontrei um buraco de cinco centímetros abaixo da borracha de vedação. Aqui mesmo no forum do clube eu achei um outro fiat com mesmo problema. Eu gostaria de saber se compensa reparar o furo pois é um local de vedação. Ou a troca de peça?
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Furo na Caixa de ar junto a borracha de vedação da porta.
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Eu faria o reparo dela, como eu fiz no meu. Nada que uma boa esmirilhada pra remoção da ferrugem, um cordão de solda mig e um acabamento bem feito que não resolva.
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Muito obrigado pela ajuda amigo. Lembra quanto ficou o serviço no teu Uno?
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Quando eu fiz esse serviço no meu carro, foi quando restaurei todo ele, mas falei com meu chapista e ele me cobrou 280 reais a desmontagem + funilaria + pintura + Montagem.
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Legal. Muito obrigado.
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Pelo que li a FIAT vai descontinuar o modelo quadradinho do uno em 2014. de 1984 até hoje ela deveria ter solucionado este problema de infiltração. Adoro meu uno, nunca me deixou na mão.
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Acho que a melhor maneira de reparar esses lugares críticos (vedações, calhas, quinas de carroceria, bordas dos paralamas e dos vidros, etc) é com o uso de solda de estanho como se fazia antigamente, antes de existir a massa plástica.
O local deve ser reforçado com uma chapa - de preferência galvanizada - cortada de forma a caber no local, e soldada com estanho, aquela solda que vem em barras de mais ou menos 1cm de espessura e que é aplicada com ferro do tipo machadinha.
Como o estanho é duro, dá um certo trabalho para aplainar e lixar, mas o resultado fica muito bom e resistente.
Há alguns anos atrás conheci um lanterneiro (funilieiro, chapeador) que era especializado em Alfa Romeo (FNM) e que ainda trabalhava assim.
A solda de estanho evita que se bote fogo na chapa do Fiat, que costuma ser fina e por isso apresenta dilatação e empeno quando submetida ao fogo.
Além do que, as soldas a fogo aceleram o processo de enferrujamento.
E estanho não enferruja!
Observação: Se for um reparo que atinja a estrutura (colunas, caixas de ar), aí sim deve ser aplicada a solda comum, que apesar de ajudar a enferrujar (nem tudo é perfeito), é bem mais resistente que a de estanho.
Curiosidade:
Notei que nos Estados Unidos é um tanto comum as pessoas fazerem remendos externos em carrocerias de caminhões, camionetes e vans.
Tem até vídeos no Youtube ensinando a fazer isso ("Seja você também um mão-de-vaca").
Isso deve ser coisa de "craftsmen", aqueles caras "duros" que não têm dinheiro para mandar consertar (mas não perdem a pose), e ficam fazendo - segundo eles - "artesanato"...
A carroceria fica parecendo roupa de caipira de festa junina, com aqueles remendos quadrados...
A propósito, "artesão" em Inglês é "artisan".
Esse negócio de "craftsman" aqui a gente chama é de "gatilheiro" mesmo... rsrs
O local deve ser reforçado com uma chapa - de preferência galvanizada - cortada de forma a caber no local, e soldada com estanho, aquela solda que vem em barras de mais ou menos 1cm de espessura e que é aplicada com ferro do tipo machadinha.
Como o estanho é duro, dá um certo trabalho para aplainar e lixar, mas o resultado fica muito bom e resistente.
Há alguns anos atrás conheci um lanterneiro (funilieiro, chapeador) que era especializado em Alfa Romeo (FNM) e que ainda trabalhava assim.
A solda de estanho evita que se bote fogo na chapa do Fiat, que costuma ser fina e por isso apresenta dilatação e empeno quando submetida ao fogo.
Além do que, as soldas a fogo aceleram o processo de enferrujamento.
E estanho não enferruja!
Observação: Se for um reparo que atinja a estrutura (colunas, caixas de ar), aí sim deve ser aplicada a solda comum, que apesar de ajudar a enferrujar (nem tudo é perfeito), é bem mais resistente que a de estanho.
Curiosidade:
Notei que nos Estados Unidos é um tanto comum as pessoas fazerem remendos externos em carrocerias de caminhões, camionetes e vans.
Tem até vídeos no Youtube ensinando a fazer isso ("Seja você também um mão-de-vaca").
Isso deve ser coisa de "craftsmen", aqueles caras "duros" que não têm dinheiro para mandar consertar (mas não perdem a pose), e ficam fazendo - segundo eles - "artesanato"...
A carroceria fica parecendo roupa de caipira de festa junina, com aqueles remendos quadrados...
A propósito, "artesão" em Inglês é "artisan".
Esse negócio de "craftsman" aqui a gente chama é de "gatilheiro" mesmo... rsrs
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Então,
As caixas de ar do meu premio não chegam a ter furos, mas tem bastante ferrugem naquela borda onde encaixa a borracha das portas.
Trocar a caixa ou reparar?
As caixas de ar do meu premio não chegam a ter furos, mas tem bastante ferrugem naquela borda onde encaixa a borracha das portas.
Trocar a caixa ou reparar?
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Cara, precisa trocar a peça não, faz apenas o reparo, porém fica no pé de quem for fazer, pois existe vários tipos de soldadores que acabam fazendo coisa errada.