Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Fiasa stroker, 1.3 ou 1.5 ?

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Responder
ThinkSmart
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Carro: Mille Smart 01

Bom, tendo eu desistido por hora da idéia de turbinar, devido a questões de custo e outros fatores que não vem ao caso, decidi recorrer ao plano B, que é aumentar a cilindrada e ganhar alguns cv e principalmente torque, que falta no anêmico Fiasa 1.0 SPI.

Pensei em duas hipóteses, três na verdade, que seriam colocar o bloco 1.3, 1.5 e 1.3 com pistões de UT reaberto pra 1.5 com mais disposição pra girar.

Estou inclinado ao 1.3 devido a R/L favorável, linearidade, torque decente (equivalente ao de um 1.0 moderno, tudo bem) e relativa economia de combustível (um fator essencial, se tratando de um Daily), e o 1.5 apesar de oferecer bom torque e potência (quase 20cv a mais), tem uma R/L péssima, áspero na subida de giro e é gastão, porém existe a possibilidade do 1.3 aberto, sugestão de um preparador Fiat renomado que prometeu desempenho de 1.5R usando álcool e bico do gol 1.6 CLi, além de um motor mais girador, o que me encantou.

A princípio a idéia é a de ter um uno com desempenho melhorado, uma base para futuros upgrades, mas que sirva ao meu propósito de estrada atual! Eu procuro algo semelhante ao desempenho dos Uno 1.3 MPI Argentinos de 66cv, que andam como um fire 75cv, digamos.

No futuro, o próximo passo seria a injeção MPI.

Então, 1.3 ou 1.5 ? Todas as modificações ficariam abaixo dos 2k, motor novo, feito, e montar eu monto na oficina de um parceiro.
GabrielSx
Adotados
Adotados
Carro: Uno Mille Sx

Fiasa 1.3 preparadinho é o capeta! hehe

Eu iria de 1.300 mesmo, dai dá até pra pegar umas receitas com a galera que mexe com os 147 e tal
Imagem
ThinkSmart
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Carro: Mille Smart 01

O problema do injetado é que a injeção "absorve" algumas modificações, compensando e anulando a melhora, o que é um saco!
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo

Tudo bom cara? Se queres manter o uso do motor Fiasa, eu recomendo ficar com o 1.3.

- Sobre o uso dos pistões de UT:
O pistão original do Fiasa é de 76mm (em medida STD), já o pistão do UT é de 80,5mm. A parede do cilindro do Fiasa te permite abrir nessa medida? Tenho 70% certeza de que não, pois vai deixar o cilindro na espessura de uma folha. Valida bem isso.

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
Digo Garcia
Administrador
Administrador
Carro: 1.6R 1990 "Panda"

Daredevil666 escreveu:Tudo bom cara? Se queres manter o uso do motor Fiasa, eu recomendo ficar com o 1.3.

- Sobre o uso dos pistões de UT:
O pistão original do Fiasa é de 76mm (em medida STD), já o pistão do UT é de 80,5mm. A parede do cilindro do Fiasa te permite abrir nessa medida? Tenho 70% certeza de que não, pois vai deixar o cilindro na espessura de uma folha. Valida bem isso.
+1...
Imagem
Panda Projetkz - 1.6R 1990: viewtopic.php?f=6&t=3763
turbogogo
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Carro: Mille EX 97/98 e 1.6 mpi 95

pelo que vi em uma caixa de pistao mahle, a medida do pistão 1.3 é a mesma do 1.5, 76mm

o que muda deve ser vira e biela, e aí na verdade o que você vai gastar arrombando esse bloco e preparando ele, acaba compensando um turbo carburado mesmo

eu desconheço carro com uma preparação de aspiração natural que tenha custo/benefício igual ao de um turbo com baixa pressão
Bandolero e BlackMamba. O importante é o caixão bem pesado!
uno conversivel
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Carro: Uno Cabriolet 1987

Na verdade os fiasas 1.0, 1050, 1.3, 1.5 usam a mesma biela e pistão, o que muda é o virabrequim, com maior ou menor curso dependendo da capacidade cúbica.
E preparar um injetado é mais fácil que um carburado hoje com essas injeções programáveis e seus 798 sensores.
Definir se vai ser turbo ou aspirado depende do uso e dos objetivos que o dono quer alcançar.
DAM
Moderador
Moderador
Carro: 1.6R 1991

uno conversivel escreveu:Na verdade os fiasas 1.0, 1050, 1.3, 1.5 usam a mesma biela e pistão
Não usam não: viewtopic.php?f=2&t=2049
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo

Aqui na cidade teve um 147 com motor Fiasa 1300 com preparação aspirada.

Eu tive a oportunidade de ver o motor aberto e a configuração utilizada foi a seguinte:

- Pistões do Corsa 1.6 de 79mm (std) e pinos de 18mm originais
- Bielas originais do 1300 com trabalho de embuchamento para medida dos pinos
- Retrabalho do cabeçote e no bloco para vedação em oring
- Retífica no bloco para compensar a diferença de altura do pistão

O carro andava muito bem, no álcool e tudo mais, mas quebrou umas 3 vezes. Cada vez que quebrava, era o cilindro que ia pro espaço por ser muito fino, então ia um bloco novo.

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
Responder