O último Sábado, 02/11/2013 foi um dia muito longo e produtivo para o Uno.
Já estava combinado que o Márcio viria para Piracicaba para dar uns toques finais no carro, e uma das missões era a troca do sensor de temperatura da água.
Ele já havia encomendado a peça em Atibaia antes mesmo do Uno vir pra Piracicaba, mas ela não chegou a tempo. Como não parecia algo tão complicado, fiquei encarregado de procurá-la aqui em Pira.
Acordei bem cedo e comecei a busca já as 8 horas da manhã. Estranhei que as lojas de auto-peças mais famosas da cidade estavam fechadas, até que lembrei que era feriado.. kkk
Mesmo assim, encontrei algumas lojas abertas e nenhuma tinha a peça que eu precisava, e sempre me indicavam pra ir em outra, e assim fui de loja em loja sem achar nada.
O Márcio já estava na estrada vindo pra cá e eu quase desistindo, quando de repente passo em frente a uma pequena loja com a porta de aço semi-aberta, algumas baterias e correias penduradas. Resolvi dar marcha ré e entrar. Bingo!
O cara é especialista em sensores, tem catálogos de tudo quanto é peça, e adivinhem: ele tinha uma peça original, exatamente a q eu procurava.
Toda a tensão e mau humor foram embora. Era só esperar o Márcio chegar.
Ele chegou e começamos a preparar o espaço pra mexer no uno:
Mal deu tempo de começar os trabalhos, o Murillo nos chamou pra ir pra M.A Audio pra usar o espaço dele. Como lá é sombra, não hesitamos. Desmontamos tudo e migramos!
Aí começaram as novidades, boas e ruins.
Muitas modificações foram feitas no carro pelo ex-dono, e por não sabermos o motivo, preferimos não mexer. Agora coma necessidade da troca deste sensor, muita coisa passou a fazer sentido.
Inicialmente pretendíamos trocar apenas este sensor dourado pelo que eu tinha acabado de comprar
Tiramos e infelizmente a rosca não serviu.
-Mas Molusko, você não comprou o sensor original certo para o seu carro? Por que não serviu?
Não serviu pois o ex-dono tampou tudo quanto é buraco do jeito que ele achou mais conveniente. Essa incompatibilidade nos trouxe respostas e alternativas.
A primeira foi que o sensor original não vai neste local. Ele vai direto no corpo da Válvula termostática. Fomos olhar direto pra ela e... tchanammmm tinha um outro sensor montado no lugar. Desmontamos e ele era completamente diferente, e pior, havia sido embuxado para poder ser montado ali. Isso acabou com a rosca e não permitiu a montagem.
As esperanças não tinham acabado. Junto com as peças extras do carro, existia um outro corpo de válvula termostática.
Na carcaça "reserva" da termostática, tínhamos um furo com rosca. Eu estava com um sensor universal de temperatura, cujo a rosca servia ali, mas não dava assentamento perfeito e ficou vazando.
Eis que nosso artista Murillo fez um trabalho (ótimo diga-se de passagem) com a dremel para "abrir espaço" para o sensor assentar.
Depois ele fez uma arruela para que o sensor não encostasse no fundo da carcaça. Mas, como o esta rosca tinha sido feita, e não da melhor maneira:
Resultado, a rosca espanou.
Achamos melhor não arriscar (poderia tirar toda a caraça da válvula que está no carro e colocar esta reserva, com o sensor original e tampando outro buraco) pois a junta poderia rasgar e não teríamos nada aberto pra procurar uma nova.
Enfim, o carro está funcionando, o sistema de arrefecimento está correto ( a termostática está abrindo, a ventoinha está ligando) só não temos o visual disso no relógio.
Como em Atibaia, a autopeças garantiu (olhando no catálogo) que a rosca é igual ao que já está no carro, irei em busca dela. Assim não precisa adaptar nada sendo só tirar um e colocar o outro.
Ahh este sensor "prometido" é o mesmo dos Unos 1.6 MPI, Elba Cs 1.5/1.6 argentinos e serve para medição de painel e não luz espia
Enquanto isso, terminamos de depenar o carro.
Tiramos praticamente tudo o que restava, exceto o Painel.
Não tirei foto de tudo, mas vai uma do forro do teto.
Vou fotografar todas as peças que tenho pois a maioria será vendida. Vai ajudar outros donos de UT que pretendem restaurá-los.
Início da limpeza: