Galera, que fds animal!
A correria de fim de ano no trabalho não permitiu que eu aprontasse os últimos detalhes para o Uno com maior antecedência, então acabou ficando tudo para o Sábado.
Fui em vários auto-centers aqui em Piracicaba e NINGUEM teve coragem de colocar cambagem no meu carro.
Todos recusaram o serviço, uns dizendo que não daria tempo, outros que ia estourar rolamento, enfim, cada um com uma desculpa. Desisti e fiquei com o alinhamento normal mesmo.
Saindo do último auto-center, fui abastecer e quando parei o carro no posto notei uma fumaça branca vindo do cofre com cheiro de óleo queimado. Eu estou acostumado a sentir aquele cheiro do vapor de óleo que sai do respiro, mas dessa vez era diferente.
Abri o capô e a fumaça vinha da turbina. É nessa hora que você engole seco e bate um pequeno desespero. Olhei mais de perto e fiquei um pouco menos preocupado: era o aeroquip do retorno de óleo da turbina que estava vazando pela malha de aço.
Quem mora no interior sabe que nesse momento começou uma novela mexicana das mais cabeludas: Onde encontrar esta mangueira?? Era mais de meio dia, último Sábado antes do Natal, todas as lojas do comércio abertas e as pessoas nas ruas pra fazer compras, e todas as auto-peças decentes fechadas pois a maioria dos donos acham que fazem o favor de trabalhar durante o ano todo, então exatamente nesse Sábado iriam fechar mais cedo. Só sobraram as lojas de acessórios e coisas simples. Claro que nenhuma tinha.
Fui pro whatsapp pedir ajuda dos amigos e fui salvo rapidamente. O Pedro tinha uma mangueira sobrando na casa dele, nunca usada e no tamanho exato que precisava. O Bobissa encontrou também na Trixx Performance e se prontificou a buscar onde fosse melhor, na loja ou no Pedro.
Continuei a busca e encontrei um cara em Piracicaba que tinha duas dessas mangueiras usadas e que não estavam vazando. Comprei as duas e liguei pro Gui e o Rafa virem me ajudar a instalar.
Levamos apenas 4 horas pra conseguir trocá-la. Não vou nem contar o processo aqui senão vou gastar linhas e linhas.
Chegado o Domingo, partimos pra Sampa rumo a Interlagos!
Chegamos em cima da hora, montamos os slicks e bora acelerar.
De cara enfrentei um problema que não me abandonaria o dia todo: uma trepidação intensa devido a bucha da caixa de direção estourada. Paciência, vamos em frente.
Os slicks são demais, grudam mesmo muito e mantém o carro em um trilho.
Senti falta da cambagem dianteira. Quando a tendência era sair de frente, dava pra sentir os pneus fazendo seu trabalho de agarrar e segurar o carro no lugar, mas dava aquela sensação de que a carroceria queria passar por cima da roda externa à curva.
A suspensão parece estar de acordo com sua proposta. Talvez um pouco mais baixa e com algumas modificações leves, mas achei que cumpriu seu trabalho.
A direção mecânica não atrapalhou em nada, apenas a bucha estourada dando um pouco de desalinhamento.
Conjunto motor+ turbina: o mesmo problema que encarei no Hot Lap aconteceu em Interlagos. A turbina é grande demais para o carro com o acerto que tem hoje.
No miolo do circuito, reduzir para 2a marcha era exagero, e a 3a marcha ficava xoxa na fase aspirada se não mantivesse o motor cheio. A turbina entra tarde demais e acaba rápido pois chega no corte de giro.
Enfim, o jeito foi me adaptar a essas dificuldades e me divertir. E me diverti demais!
Até que na saída do S do Senna, acelerando forte de 3a marcha, 1kg de pressão - BUM.
Carro estanho, perdendo força, hora roncava, hora engolia. Ia perdendo rotação e sendo forçado a reduzir as marchas até ter que ir pra grama e ser rebocado aos boxes.
Ali acabava a pista pra mim, mas não o dia.
Saulo, Diogo, Rafa, Bobissa e Gui me ajudando a caçar o problema. Na verdade eles fizerma muito mais do que eu! Depois de muito procurar e nada encontrar, liguei pro Márcio e ele cantou a bola: "Pode procurar que tem mangueira de pressurização solta aí! Aconteceu exatamente assim quando estava montando o carro."
Dito e feito. Mangote da pressurização na saída da turbina desencaixado.
Pronto! Foi só encaixar, montar tudo de volta e o Uno estava funcionando novamente. Pena que o evento já tinha acabado.
Muito obrigado a todos que ajudaram em tudo o que foi possível, ao longo de todo o fds.
O maior valor do dia foi poder voltar com o carro rodando pra casa e ver a turma da unida, rindo, se divertindo demais! Isso não tem preço!
Postarei fotos e videos assim que possível!