Página 9 de 14

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 27/12/13, 09:34
por fiatwill
Legal pra caramba! Diversão garantida esse Uno, hein?

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 02/01/14, 11:31
por Molusko
Vídeo da montagem dos slicks nas rodas douradas feito pelo Gui uns dias antes de Interlagos:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yI0A9Sas3eg[/youtube]

Video do Uno perdendo força e sendo rebocado em Interlagos:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lMIpyCa5nvM[/youtube]

Bom, vamos lá...

Domingo, 29/12/2013 estava agendado de levar o Uno para o Márcio.

Comprei um kit de direção hidráulica de um Uno 1.6 MPI e estava levando para que fosse instalado no carro, junto com uma revisão, resolver os vazamentos do retorno da turbina e radiador de óleo, entre outras coisinhas.

Imagem

O Marangon estava me acompanhando para dar aquela carona de volta de Atibaia pra Limeira tomando um banho de óleo na estrada.

Passando em Sumaré na Rod. Anhanguera, diminuí a velocidade por causa de um radar e quando fui reduzir da 5a pra 4a, a alavanca não engatou. Também não engatou a 5a, nem 3a, 2a, 1a... tive que encostar. O motor continuava funcionando normalmente, apenas não engatava as marchas ligado. Desligado, os engates eram levemente mais difíceis, mas entravam. Tudo levava a crer que era embreagem.

Imagem

Será que tava vazando óleo?

Imagem


Guincho da CCR chamado.

Imagem

Imagem

Fomos até o Posto Sucão no KM 108 da Anhanguera pra esperar o Guincho da seguradora.

Fiz um contrato de Socorro 24hs do Itaú Seguros para esse tipo de emergência então era a hora de usar!

Enquanto não chegava, fotos com o Gol do Luis:

Imagem

Imagem

E chegou:

Imagem

Imagem

Foi direto pra Marcio's Garage.

Como ele não perde tempo, recebeu o carro e já desmontou!

Imagem

Imagem

Olha que maravilha... a mola pulou fora...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A caixa de direção mecânica foi desmontada para a montagem da hidráulica

Imagem

Esta caixa é de Mille Fire Flex 2010.

A coluna também foi desmontada.

Imagem

Preciso trocar esta barra que vem com a abraçadeira estriada. A atual serve apenas na caixa mecânica do Mille Fire.

Imagem

A que preciso é dos Unos de 94 a 96 mais ou menos, com motor Sevel.

Peço a ajuda de vocês para encontrá-la. Até achei uma no ML e cliquei em "comprar" mas o vendedor não dá sinal de vida.

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 02/01/14, 11:46
por GabrielSx
Menos mal que foi a embreagem! Agora já coloca uma de "homi" haha

Mas cara, acho que qualquer coluna de Uno com DH deva servir pois, tanto o sevel qunto fiase tem os paineis corta-fogo iguais, onde fixa a caixa é tudo igual... logo a coluna deve ser a mesma! De qualquer forma, vamos esperar alguém que tenha mais dicas para se dar de em que modelos do Uno podemos encontrar a coluna que servirá....

De qualquer forma, gostando de ver a evolução do projeto!
E os slicks sofreram mto?

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 02/01/14, 12:05
por Molusko
Gabriel, o que muda eh o diâmetro do pino e a quantidade de estrias dele!

Os slicks trabalharam muito bem! Grudaram bem , e como o carro ainda não tem tanta potência pra judiar deles, voltaram pra casa quase do jeito que foram pra pista :)

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 03/01/14, 00:00
por Digo Bon
que zica a quebra da embreagem

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 03/01/14, 00:20
por FERNANDO PF
Que zica de quebrar a embreagem...

Eu uso um plato de 1200lbs e uma embreagem de lona... aguenta legal e não vibra, é macia (claro que um pouco mais pesada que original, mas continua macia). As vezes o pessoal utiliza plato original com disco cerâmico, mas poucos sabem que o que faz grudar mesmo é o plato, o disco cerâmico é resistente a abrasão.... Mesmo assim eu tenho medo de quebrar o disco, partir o miolo ou coisa do tipo.

Queria ter um carro nesse nível para poder rodar nos tracks... parabéns pela diversão.

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 03/01/14, 09:13
por DAM
Cara, eu acho que tenho essa coluna aí, preciso dar uma olhada em casa e te respondo a noite. Me cobra pelo face a noite.

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 03/01/14, 10:26
por Molusko
Valeu Fernando!

Essa embreagem que você usa, é a que o pessoal tem chamado de HD hj em dia?

DAM, pode deixar, te cobro a noite!

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 08/01/14, 15:14
por Molusko
Barra encontrada!!!

O DAM tinha ela sem uso, muito nova!

Vejam o estado!

Imagem

Imagem

Peças compradas

Coifas de homocinéticas (sabó)
Pivos novos
óleos
Fluidos
Cabo de embreagem


Voltei da displatô feliz da vida!!!

Orçamentos que tinha feito:

Embreagem de cerâmica 6 pastilhas 900 lbs 200mm:

Displatec - 750 reais

Displatô - 480 reais

Optei por essa da displatô. Peguei a embreagem quebrada com o Márcio no Sábado e levei pra eles analisarem.

O Veredito: Pastilhas atuais estão novas demais, nem assentaram. Vão trocar apenas o centro do disco, tirando a "caixa de molas" e colocando um centro fixo, sem molas, o mesmo dos fuscas, e vão manter as pastilhas atuais.

Valor do trabalho: 150 reais, incluindo um rolamento novo.



Fui salvo pelo Fusca!

Só pelo atendimento e atenção que me deram, já valeu a pena.


Notícia ruim: a barra não serviu :(

Olhei todos os modelos de Uno no Reparador Fiat, e em todos (menos nos Mille 2008 +) a barra usada constava com o mesmo part number. Mas infelizmente não casou. Ela encaixou perfeitamente na caixa mecânica onde o pino é de 13mm - (E o ex-dono do carro dizia ser diferente)

O pino da caixa hidráulica é de 17mm. De ontem para hoje foi uma caça frenética até que... encontramos a barra do Tipo em um ferro-velho e ela encaixou perfeitamente!

Veio completa com volante e tudo.. postarei fotos assim que possível!

Agora só continuar a montagem!!!

Re: Uno Turbo - Road & Track Project

Enviado: 13/01/14, 14:42
por Molusko
Caixa de direção pronta.

Trocado alguns reparos (nem todos que vem no kit são usados)

Limpa, engraxada e pré-regulada (somente depois da montagem é que dá pra ter uma noção melhor para regular)

Colocado os terminais de direção

Imagem

Imagem

Comprinhas

Imagem

Imagem

Imagem

Desmontando as mangueiras do radiador de óleo para consertar vazamento

Imagem

Suporte da bomba de DH sendo construido pois do do 1.6 MPI não é o mesmo.

Imagem

Imagem

Imagem

Coluna + Volante do Tipo

Imagem

Imagem

Mangueiras já consertadas

Imagem

Imagem

Embreagem "reformada" - Foi trocado o disco e reaproveitadas as pastilhas que ainda estão muito novas.

Imagem

Coluna do tipo pronta para ser montada

Imagem

Coluna do Uno desmontada

Imagem

Comparando as caixas de direção - Hidráulica (cima) e Mecãnica (baixo)

Imagem

Caixa montada no lugar. A caixa do 1.6 MPI não serve no UT e só descobrimos ao montar. Pra que servisse foi preciso estuprar a parade corta-fogo.

Imagem

Imagem

Imagem

O volante acabou ficando 5cm mais pra dentro, o que não é ruim pois é algo que eu já buscava regular futuramente.

Imagem

Imagem