Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Motor Sevel (Argentino)

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
É uma boa pista. Encontrei essa imagem de um Prêmio CS 1985; veja se o tubo não fica ali:
Imagem

Júlio, conferi uma imagem super ampliada do controlador do A/C e ele esta dando a impressão de ser pintado e não de acrílico azul. Nesse caso ele não seria iluminado e só haveria duas lâmpadas mesmo. Ainda estou em dúvida, porque é um lugar obrigatório de iluminar no escuro. Temos que encontrar o anúncio de um, para ver como é por trás. Em todo caso, é a explicação, se não tiver mais nenhum fio.

Imagem
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Sim achei o Tubo no meu só que não consigo ver quantas saídas tem. Tem razão também acho que é pintado pois até mesmo de dia ele é chamativo é que nem o quando tem ar quente aquela fita vermelha é um vermelho acessosó até de dia creio que seja só duas lampadas mesmo uma pro cinzeiro e a outra acende o logo do ventilador o do desembacador.
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Olhei minha manopla de cambio e ainda é original a data é setembro de 89 a minha trava do porta malas também é setembro de 89 o único que ta dando diferença é o console, só que os 1.5R que eu vejo as manoplas são tudo finas sera que chegou a sair com a manopla mais grossa igual a que está no meu?

Aqui uma foto de um 1.5R aqui do club com a manopla igual do meu.
Imagem
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

A gente já discutiu sobre o painel, mesmo o meu tendo a opção do milha liberado, mas eu achei para vender um marcador de óleo que meu painel que está no meu não tem e diz ser do Cs Top e é da mesma cor daquele painel do ML que diz ser do Cs Top. Eu ainda acho que o painel do ML que é o certo do Cs Top. Tire suas conclusões https://classicparts.com.br/familia-uno ... x-original.
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
Todo Uno R que conheço usa a manopla fina. Esse é o primeiro que vejo com a manopla grande do CS. Mas ela não impede o uso do console longo, como você pode ver. Para usar A/C com o console pequeno, só mesmo eliminando o isqueiro, como nesse CS Export.
Imagem
Quanto ao instrumento, penso que essas designações vêm daquele catálogo que os vendedores acessam online. Já disse os motivos para achar que o seu painel é o original, mas é complicado mesmo, falar de uma coisa feita a trinta anos. Alás, veja se o motor do seu Top tem o sensor da pressão do óleo, responsável por fazer esse instrumento funcionar:
Imagem.
Por falar em catálogo, encontrei um a venda no ML que pode ser uma boa fonte de informações: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-1997-_JM Parece que ele está também disponível para download na internet, mas eram mais de 350 Mb e 1000 páginas.
Mas, voltando à questão dos fios do ventilador: olhando o chicote dividido dá para ver, no grupo que sobe: dois fios verdes, dois fios pretos e um fio amarelo. Os dois verdes e dois pretos vão para o isqueiro e o amarelo vai para a lâmpada do isqueiro.
No meio, temos dois fios azuis que parecem do ventilador, de uma velocidade. Pergunta: o seu ventilador liga com a chave do carro desligada?
Já no grupo que desce, temos quatro fios pretos, um verde e um amarelo. O verde e o amarelo são da lâmpada que ilumina o acrílico do painel. E os quatro pretos?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Eu já abaixei esse catálogo mas não fala qual o painel correto do Top, minha ventoinha nao tá funcionando mais faz um tempo que ela parou não sei se queimou fusável, e sobre o medidor de pressão do óleo o meu não tem mas ele tem o lugar onde ele é parafusado e a rosca está bem desgastada metade do parafuso tá vermelho da cor do carro e metade tá no prata como se alguma coisa tivesse rosaqueada ali, porque eu não consigo aceitar que seja um painel tão simples para uma versão como essa, o export ele já não é tão luxuoso quanto ao Top, a gente precisava descobrir se podia colocar A/C no lugar do isqueiro
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:
O que é mais estranho é o ícone da milha, ativado em todos os Tops. De que Uno viria esse painel, se não houve nenhum Uno “civil” com o acessório de fábrica, fora o próprio Top?
Até, um painel desses aparece naquela Fiorino Luxo do Mercado Livre, que também tem milhas de fábrica.
As milhas podiam ser colocadas, por encomenda, na concessionária. Mas, para isso, precisava trocar toda a grade acrílica de luzes espia. Então, em quase todos painéis, o ícone milha é cego, até mesmo no Uno CSL.
Concordo com você que o Uno Top merece um painel mais completo, pela exclusividade do modelo, mas a montadora mão usou muita lógica, veja como o Top usa o volante mais básico da linha... Bem, vamos deixar a questão em suspenso, por enquanto, e prosseguimos reunindo dados. É mesmo uma pena que os donos de outros Tops não participem também, podiam tirar dúvidas que para nós são complicadas.

Retornando à fiação do A/C: quem fez essa adaptação, pegou o positivo "ventoinha" da caixa de fusíveis e ligou direto na chave do ventilador. Acho que no sistema do A/C, existe esse positivo e mais três fios, correspondentes às três velocidades da chave. E cada um passa por uma resistência específica que regula a rotação do ventilador. Pelo visto, quem desmontou o A/C levou embora o conjunto com todos os fios. Agora, preciso saber sobre os quatro fios pretos que descem. Só faltam esses para encerrarmos a pesquisa nessa parte do carro. Seriam do rádio?
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Não sei te responder se é do rádio ou não pois ele veio sem e nunca instalei um, mas quando você desmontou o seu enconutrou algum fio preto ?
Avatar do usuário
Geraldo.
Moderador
Moderador
Mensagens: 749
Registrado em: 09/11/16, 09:27
Carro: Fiat Uno Sx 1984.

Julio Silva escreveu:Não sei te responder se é do rádio ou não pois ele veio sem e nunca instalei um, mas quando você desmontou o seu enconutrou algum fio preto ?
Sim, no Uno SX existem três fios: dois positivos e um negativo. O rádio usa um positivo e o negativo, o outro positivo fica isolado. Imagino que ele seja para um amplificador de som, antena eletrônica ou outro acessório qualquer.
Se o Top segue o mesmo esquema, então devem ser dois positivos e dois negativos... Mas precisa conferir com uma lâmpada ou multímetro.
Bom, então deu para identificar por alto todos os fios do chicote da ventilação. Futuramente, dê uma olhada dentro daquela emenda de fita.
Parece que esse Top teve mesmo A/C, não haveria motivos para desmontar e levar o ventilador com o chicote inteiro, se não fosse um ventilador com resistências e o sistema triplo de fios do A/C.
Enfim, o console era o último lugar que estava faltando investigar. Quando puder, faça um levantamento de todas as tomadas desconectadas e fios soltos pelo carro, para ver quais partes do chicote original A/C ainda restam.
Uno-sx 1984.
Imagem
Garagem: viewtopic.php?f=6&t=4839
Avatar do usuário
Julio Silva
Usuário
Usuário
Mensagens: 142
Registrado em: 10/02/19, 18:11
Carro: Uno Cs Top 1989 / Uno Sx 1986

Vou fazer sim, só não faço agora porque eu não quero começar a mexer e parar quando eu começar a mexer vou fazer tudo. O top tem uma antena de teto talvez explique um dos fios pretos.
Responder