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Uno 91 1.5 esquentando no transito
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Ola, Sou novo aqui, tenho um uno 91 1.5, e as vezes quando eu estou no transito a temperatura aumenta no painel, a ventoinha esta armando normal mente pois fiz um teste, o que pode ser? andando ele não esquenta
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Após conferir se não há vazamentos, bolha de ar no sistema e se as mangueiras ficam em temperatura aproximada depois que o eletroventilador aciona, seria interessante verificar o sensor do painel. Fica junto a carcaça da termostática.
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Você fez o teste ligando a ventoinha direto?? Se foi isso, deixe o carro parado, ligue-o, e vê se depois que ele esquenta ela liga sozinha. Se não ligar, muito provável de ser o cebolão.Araruta escreveu:Ola, Sou novo aqui, tenho um uno 91 1.5, e as vezes quando eu estou no transito a temperatura aumenta no painel, a ventoinha esta armando normal mente pois fiz um teste, o que pode ser? andando ele não esquenta
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É normal esquentar mais em congestionamento e dias quentes rodando em baixa velocidade. Se anda desconfiado deste aquecimento, a melhor coisa para evitar uma junta danificada por excesso de calor, podendo até empenhar o cabeçote do motor, recomendo fazer a revisão geral do circuito de arrefecimento. Um dica é checar se as velas de ignição em uso possuem compatibilidade com o grau térmico citado no manual de proprietário do seu veículo, pode ser que as velas sejam muito "quentes", impactando no motor.
O processo de limpeza pode ser feito em casa, mas a revisão do circuito de arrefecimento, envolve troca da válvula termostática, troca da bomba de água que pode estar com as aletas corroídas/quebradas, limpeza do radiador (palitagem se for preciso), checagem dos tubos, troca das mangueiras, checagem dos selos do motor e por fim troca do líquido de arrefecimento por uma boa marca homologada pelo Inmetro , pois tem muitos aditivos picaretas (água coloridas ! ) pode ser aditivo sintético ou orgânico. O tipo orgânico é melhor, dura mais e não polui o meio ambiente. É simples, se o líquido de arrefecimento, não tem cor de aditivo, tem cara de água enferrujada, com certeza logo terá problemas, nada de colocar água de torneira em radiadores. Outra dica é checar se a tampa do reservatório está vendando bem e não deixando escapar pressão fora da pressão recomendada, um bom mecãnico tem bomba/manometro para checar a tampa e injetar pressão no circuito do motor a fim de encontrar possíveis vazamento. A pressão máxima que a tampa deve suportar até abrir a válvula é entre 1.0 bar (motor Fiasa) e 1.2 bar (motor Fire).
O processo de limpeza pode ser feito em casa, mas a revisão do circuito de arrefecimento, envolve troca da válvula termostática, troca da bomba de água que pode estar com as aletas corroídas/quebradas, limpeza do radiador (palitagem se for preciso), checagem dos tubos, troca das mangueiras, checagem dos selos do motor e por fim troca do líquido de arrefecimento por uma boa marca homologada pelo Inmetro , pois tem muitos aditivos picaretas (água coloridas ! ) pode ser aditivo sintético ou orgânico. O tipo orgânico é melhor, dura mais e não polui o meio ambiente. É simples, se o líquido de arrefecimento, não tem cor de aditivo, tem cara de água enferrujada, com certeza logo terá problemas, nada de colocar água de torneira em radiadores. Outra dica é checar se a tampa do reservatório está vendando bem e não deixando escapar pressão fora da pressão recomendada, um bom mecãnico tem bomba/manometro para checar a tampa e injetar pressão no circuito do motor a fim de encontrar possíveis vazamento. A pressão máxima que a tampa deve suportar até abrir a válvula é entre 1.0 bar (motor Fiasa) e 1.2 bar (motor Fire).