Alguns Cálculos - Taxa de Compressão Aspro/Turbo
Enviado: 10/08/14, 20:26
Podemos considerar que o volume da camara de combustão é pequeno correto?!! qualquer interferencia na altura do cabeçote tem que ser significativa para um aumento considerável na taxa de compressão.
Agora considerando um diâmetro de pistão de 87mm, se tirar 1mm no bloco, reduz cerca de 5,94cm³ de volume total.. isso gera um aumento mais significativo.
Tem-se como taxa de compressão o volume da camara somado ao volume do cilindro, e faz se a relação entre o volume da camara.
Considerando um motor a gasolina originalmente (não encontrei dados do motor a etanol)
Volume do cilindro (motor 1.6)=398.29cm³
Para um volume da câmara contando com junta, motor montado = 45cm³
Isso resulta em uma taxa de compressão de 9,8:1
Considerando esse pistão e 87mm, o volume ocupado somente por uma junta de 1mm é de 5,94cm³
Ou seja, se tirarmos do bloco 1mm, o volume da câmara de combustão será reduzido para cerca de 39,56cm³.
Nesse caso com 1mm retirados somente no bloco a taxa subiria de 9.8:1 para 11,12:1
Porém, retirar 1mm no bloco faz o pistão bater no cabeçote, ou quase, devido a sua folga de trabalho e a espessura da junta, poderá ter contato durante o funcionamento.
Bom, agora vem a pergunta, se tirar 1mm no cabeçote ocorre o mesmo?
A resposta é NÃO
Abaixo uma figura comparando as diferenças entre a área do cilindro/junta e a área da camara de combustão, em escala real (essa área ainda começa a reduzir a partir de 1mm de altura a partir da face do cabeçote, pois inicia um formato "conico" com ângulos variados nas paredes.)
Se utilizar o valor dessa área e extrair o volume ocupado por 1mm de altura (altura do rebaixamento do cabeçote, como exemplo), o volume retirado é de 3,98cm³, o que ocasionaria um aumento na taxa de compressão do motor a gasolina de 9,8:1 para 10,65:1.
Resumindo...
-1mm no cabeçote altera a taxa de 9,8:1 para 10,65:1.
-1mm no bloco 9,8:1 para 11,12:1
A partir de 1mm de rebaixo, as influencias da altura do cabeçote são menores ainda em relação ao aumento da taxa de compressão, devido ao formato da câmara, não consegue-se por exemplo, com 2mm de rebaixamento de cabeçote uma redução de seu voluma de 7,96cm³.
Para quem utiliza juntas com tamanho diferenciado em turbo:
Calculando a partir da taxa de 9,8:1
0,5mm a mais de junta = taxa de 9,26:1
1mm a mais de junta = taxa de 8,8:1
1,5mm a mais de junta = taxa de 8,36:1
São valores calculados como referencia a partir de um motor injetado a gasolina, originalmente com taxa de 9,8:1
Por isso devemos medir a taxa de compressão estática com o motor fechado, em posição correta, tendo certeza de total preenchimento do volume ocupado em PMS.
Agora considerando um diâmetro de pistão de 87mm, se tirar 1mm no bloco, reduz cerca de 5,94cm³ de volume total.. isso gera um aumento mais significativo.
Tem-se como taxa de compressão o volume da camara somado ao volume do cilindro, e faz se a relação entre o volume da camara.
Considerando um motor a gasolina originalmente (não encontrei dados do motor a etanol)
Volume do cilindro (motor 1.6)=398.29cm³
Para um volume da câmara contando com junta, motor montado = 45cm³
Isso resulta em uma taxa de compressão de 9,8:1
Considerando esse pistão e 87mm, o volume ocupado somente por uma junta de 1mm é de 5,94cm³
Ou seja, se tirarmos do bloco 1mm, o volume da câmara de combustão será reduzido para cerca de 39,56cm³.
Nesse caso com 1mm retirados somente no bloco a taxa subiria de 9.8:1 para 11,12:1
Porém, retirar 1mm no bloco faz o pistão bater no cabeçote, ou quase, devido a sua folga de trabalho e a espessura da junta, poderá ter contato durante o funcionamento.
Bom, agora vem a pergunta, se tirar 1mm no cabeçote ocorre o mesmo?
A resposta é NÃO
Abaixo uma figura comparando as diferenças entre a área do cilindro/junta e a área da camara de combustão, em escala real (essa área ainda começa a reduzir a partir de 1mm de altura a partir da face do cabeçote, pois inicia um formato "conico" com ângulos variados nas paredes.)
Se utilizar o valor dessa área e extrair o volume ocupado por 1mm de altura (altura do rebaixamento do cabeçote, como exemplo), o volume retirado é de 3,98cm³, o que ocasionaria um aumento na taxa de compressão do motor a gasolina de 9,8:1 para 10,65:1.
Resumindo...
-1mm no cabeçote altera a taxa de 9,8:1 para 10,65:1.
-1mm no bloco 9,8:1 para 11,12:1
A partir de 1mm de rebaixo, as influencias da altura do cabeçote são menores ainda em relação ao aumento da taxa de compressão, devido ao formato da câmara, não consegue-se por exemplo, com 2mm de rebaixamento de cabeçote uma redução de seu voluma de 7,96cm³.
Para quem utiliza juntas com tamanho diferenciado em turbo:
Calculando a partir da taxa de 9,8:1
0,5mm a mais de junta = taxa de 9,26:1
1mm a mais de junta = taxa de 8,8:1
1,5mm a mais de junta = taxa de 8,36:1
São valores calculados como referencia a partir de um motor injetado a gasolina, originalmente com taxa de 9,8:1
Por isso devemos medir a taxa de compressão estática com o motor fechado, em posição correta, tendo certeza de total preenchimento do volume ocupado em PMS.