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Início de projeto: sevel turbo

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
turbogogo
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Colegas, andei lendo bastante o fórum para me decidir, mas no final das contas não me decidi é nada kkkkkkk

Sendo assim, vou abrir este tópico para que, na medida do possível, o pessoal me ajude a esclarecer algumas dúvidas antes de eu encostar o veiqui e meter a mão no bolso!

Escolhi o motor: vai ser sevel mesmo (ah vá kkkk). Uns tempos atrás cogitei instalar o twin cam e até rolou uma conversa por aqui acerca disso. Mas depois de ver os projetos do pessoal que usou ele em Uno, e de acordo com o que eu quero pra mim no carro (manter AC, DH e carro andando na rua, inclusive viagens), larguei mão.

Enfim, a primeira dúvida que me passa na cabeça é: 8v ou 16v?

Como quero o carro para usar em trackdays de leve e ainda assim viajar com ele, acredito que um 16v iria respirar melhor, mas não sei como este cabeçote se comporta com pressão de turbo e a potência desejada por mim (cerca de 240 cv), e pelo que li o bloco do sevel 8v não serve para o cabeçote 16v, e aí eu teria de utilizar motor e caixa dos Palio 16v, onde acabei lendo também que os primeiros motores desses (1997) são melhores.

Após decidir isso, aí vou dar um pulo na Argentina aproveitar o peso 4/1... pensei em arrumar por lá pistão/biela (iapel/iasa?), comando (ouvi falar de Viturro e Circelli), admissão (Bercan?) e as rodas Sudan que já cobiço há tempos... alguma indicação de marca e alguma outra peça que compense por lá?

Inicialmente as dúvidas seriam essas... depois ainda vou ver a questão de virabrequim, bicos injetores, kit turbo e turbina adequada, injeção, mexer no cabeçote... mas uma coisa por vez!

Qualquer esclarecimento e indicação agradeço desde já!
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FERNANDO PF
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Bom, antes de pensar em coletor e comando, deve definir motor.

Comando para um 16V de rua e track não acho que seja necessário, motor é foda, respira legal.. comandos sairiam o olho da cara, e nesse 16V envolveria muito trabalho.

O motor 16V vem boa potencia com baixa pressão em relação ao 8V, cabeçote aguenta legal mesmo, mas substitua seus parafusos originais (tem que fazer rosca no bloco e mudar os parafusos).

Tenho um amigo que tem um aqui na cidade, só que é 1.9 16V, muito bruto.

Considero o 16V turbo menos problemático que o 8V turbo... há algumas particularidades que o 16V permite.

O 8V turbo acho que tem manutenção mais barata, apenas isso, mas também é um motor girador com um comando legal, para 250cv´s com 1.2kg com uma config boa vai legal no 8V..

Pistão e bielas são as mesmas para os dois.
turbogogo
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Pendendo pro 16v a minha dúvida maior fica se consigo manter DH e AC do carro... pelo menos AC

será que cabe ali sem começar a talhar tudo?\

outra coisa que li mas não sei se é verdade é essa parada dos 16v dos primeiros Palio (chamam de step A) serem melhores que os que vieram depois e equiparam os Brava inclusive
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FERNANDO PF
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turbogogo escreveu:Pendendo pro 16v a minha dúvida maior fica se consigo manter DH e AC do carro... pelo menos AC

será que cabe ali sem começar a talhar tudo?\

outra coisa que li mas não sei se é verdade é essa parada dos 16v dos primeiros Palio (chamam de step A) serem melhores que os que vieram depois e equiparam os Brava inclusive

O RL desses STEP A são o mesmo do sevel, a parte de baixo é a mesma em relação e diâmetro x curso.
DAM
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Eu montaria 8V, menos dor de cabeça, pega um RMPI, ou 1.6 MPI com A/C e DH e monta tudo.

Pra por 16V vai ter que adaptar suportes, mangueiras, etc, etc...sem contar que não tem espaço no cofre pra nada, tem que deslocar radiador, aí começa a dar problema de aquecimento, muito trabalho.

Na minha opinião, claro
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
turbogogo
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a minha preocupação é justamente essa...

pior que pesquisando em youtube e etc n acho uno com motor 16v

alguns dos hermanos, mas n dá pra visualizar direito

preciso ver com quem vai mexer a questão de adaptação x custo x viabilidade

vou levar o carro pra SP mesmo, aqui na fazenda até tem quem mexa bem com cabeçotes (stumpf) e tem o povo da injepro, mas profissa pra montar o carro inteiro não conheço ninguém

provavelmente vai sobrar pro Fernando mesmo rsrsrs
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FERNANDO PF
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turbogogo escreveu:a minha preocupação é justamente essa...

pior que pesquisando em youtube e etc n acho uno com motor 16v

alguns dos hermanos, mas n dá pra visualizar direito

preciso ver com quem vai mexer a questão de adaptação x custo x viabilidade

vou levar o carro pra SP mesmo, aqui na fazenda até tem quem mexa bem com cabeçotes (stumpf) e tem o povo da injepro, mas profissa pra montar o carro inteiro não conheço ninguém

provavelmente vai sobrar pro Fernando mesmo rsrsrs
cabeçote do stumpf é foda, pelo menos por aqui elogiam muito.

Se trabalhar o cabeçote do 16V que já é bom, vem uns 128cfm.. fica insano.

calço do motor so muda do lado do passageiro.

Apesar que eu curto o 8V turbo..
DAM
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O melhor cara pra te responder isso é o próprio Fernando, pois ele tem as duas experiências pra te passar: O UT do Spetz, e o Uno Furgão do Sr Hellbrugge.

Mas te adianto, esse Uno Furgão tem muita coisa adaptada, muita coisa feita sob medida, turbina fica pra cima, senão não cabe no cofre, aí tem que tirar a caixa de ar, a flauta suplementar fica a 1mm do capô, radiador e intercooler feito sob medida, enfim.

É legal, mas pra quem tem grana pra cuidar, pq dá muito trabalho, não tem espaço pra nada no cofre, tudo que precisa mexer tem que tirar, desmontar, enfim...dá trabalho.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
turbogogo
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É, e isso eu quero evitar, porque estarei aqui na fazenda, e não terei ninguém 100% de confiança pra mexer em algo eventualmente complexo, e toda vez carregar daqui pra SP pra alguma coisa vai foder minha alegria com o veiqui!

Stumpf é daqui, conheci a filha do dono... paquitinha a moça, solteira... hehehehehe

Vou ver se converso com eles semana que vem acerca dos cabeçotes 8v e 16v, ver o que eles já fizeram e a questão de viabilidade e custos!
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DAM
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turbogogo escreveu:É, e isso eu quero evitar, porque estarei aqui na fazenda, e não terei ninguém 100% de confiança pra mexer em algo eventualmente complexo, e toda vez carregar daqui pra SP pra alguma coisa vai foder minha alegria com o veiqui!

Stumpf é daqui, conheci a filha do dono... paquitinha a moça, solteira... hehehehehe

Vou ver se converso com eles semana que vem acerca dos cabeçotes 8v e 16v, ver o que eles já fizeram e a questão de viabilidade e custos!
Pensa bem...vc vai perguntar pra uma preparadora de cabeçotes qual é melhor?? É claro que ele vão falar que é o 16V, pq é mais caro pra mexer que o 8V, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
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