Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Duvidas com adaptações para swap

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
Responder
Fernando Mendes
Usuário
Usuário
Mensagens: 4
Registrado em: 16/05/13, 16:45
Carro: Fiat Uno Mille Ex

Olá a todo, apesar de não postar muito sempre acompanho o fórum. Pesquisei um sobre o assunto e tive algumas duvidas esclarecidas, mas ficaram algumas.

Meu carro é um Mille EX, 1999, injetado e com cambio de acionamento por cima.
Adquiri um motor 1.6 MPI, do qual saiu de um Uno 1.6r 1993, (cambio com acionamento por baixo), pois bem, o motor está absurdamente completo.

Como o motor do meu carro está MUITO bom e eficiente, não tenho muita pressa pra fazer o swap, então quero adquirir e fazer todas as adptações de peças que acho que irão melhorar o rendimento do motor.

1º Dúvida:
A primeira duvida é referente aos semi eixos. Sei que terão que ser trocados, porém ja rodei alguns desmanches e está bem difícil de achar. Notei que os semi eixos antigos são maiores que os semi eixos novos (com trabulador por cima).
Pensei em leva-los a um torneiro, e retirar o excesso de material, adequando ao tamanho do semi-eixo novo.
Isto me deixou com duas duvidas, a engrenagem do antigo (lado do motor), vai encaixar com o padrão dos cambios novos (penso em cambio de palio 1.6 16v)?
A homocinética é diferente entre os cambios por cima e por baixo? Se for, qual o tamanho de cada uma delas? Esse meu pensamento é plausível?

2º Dúvida:
Minha intenção é montar um kit turbo básico, o carro será usado nos fins de semana e em track days esporádicos. Quero motar com I.E programável e adaptar um sistema de ignição a base de roda fônica.
Minha duvida referente a está adaptação é quanto as peças necessárias. Fiz um levantamento básico e listei as seguintes até o memento:

- Polia (tipo 1.6 ou palio 1.6?)
- Correia Poli V (Tipo/palio 1.6)
- Sensor de rotação
- Suporte do sensor
- Alternador de tipo (ou apenas a polia?)
- Polia do comando de válvulas (é necessário trocar?)
- Bomba D'gua (A bomba serve sem precisar adaptar a polia? de qual carro usar, tipo mpi ou palio 1.6?)
- Tampa do lugar uode fica originalmente o distribuidor. (existe está peça?)

*caso alguém precisar de fotos tenho todas, só pedir.

Por enquanto estas são as principais dúvidas, sei que algumas são simples, mas sou leigo no assunto Sevel.
Desde já agradeço a paciência de quem responder, tentei postar no tópico de mecânica, mas não tem botão habilitado.
Fernando Mendes
Usuário
Usuário
Mensagens: 4
Registrado em: 16/05/13, 16:45
Carro: Fiat Uno Mille Ex

Ninguém?
Avatar do usuário
fiatwill
Moderador
Moderador
Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Câmbio:

Se você for colocar o câmbio do Palio, vai precisar dos suportes de câmbio do Uno 1.6R mpi/Uno 1.6 mpi/Elba CSL 1.6 (trambulador por cima)/Duna 1.6 i.e. e semi-eixos do mesmo. Não sei te dizer se você vai ter que trocar as homocinéticas. Trambulador você vai precisar adaptar (alguns membros já fizeram as adaptações, como o DAM e o Sgrignoli, visite as garagens deles aqui no fórum).

Motor:

Você vai precisar do suporte do motor (que fica perto das correias) e do suporte do coxim (não sei se é igual ao do Fiasa, mas o local é diferente).

Isso já é meio caminho andado, rsrs.
Imagem
Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
Responder