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[DÚVIDA / SUSTO] Suspensão Traseira Estourou

Discussão de assuntos gerais relativa a família Uno.
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superjinu
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Mensagens: 5
Registrado em: 19/12/14, 20:06
Carro: Uno Mille EP

Boa noite!!!

Estava andando com meu Uno 1.0 i.e. motor fiasa 95/96, quando após passar em 1 ondulação na pista tomei o maior susto. Veio o barulho de 1 estouro, até achei que fosse algum pneu que partiu, etc.

Quando paro o carro, me deparo com 1 dos lados da traseira completamente rebaixado em relação aos demais, e olhando por baixo deu pra ver que o feixe de molas quebrou em 1 dos lados, soltou completamente. Bom, as imagens mostram bem isso. A sorte é que estava bem próximo de casa e deu para chegar na boa.

Imagem

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Como não cheguei a passar por isso antes, tenho uma dúvida.

- Qual o risco que tenho em guiar o carro assim por cerca de 10km? (Distância até a oficina que conheço e tenho como referência, claro que guiarei o carro numa boa, em velocidade bem baixa)
- Há o risco de quebrar algo a mais e o carro travar de vez, ou seja, é melhor guinchar o veículo até a oficina???

Obrigado!!!!
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fiatwill
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Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

PQP! Cara, se for rodando, vá devagar, bem devagar mesmo, rsrs. Perigoso com certeza é, né? Mas, eu sei que se fosse eu, capaz de eu ir rodando...

Nunca tinha visto isso acontecer.
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Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
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emmanuelphilippe
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Carro: Premio 1.6 8v 1991 Sevel
Localização: Campinas - SP
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Cara... aconteceu exatamente o mesmo comigo no mesmo dia... 07/09/2016.... só que o meu é um premio 1991...
Complicado no meu caso é que toda oficina que vou fala que tem que colocar o feixo de mola com 3 laminas mas lá no carro ta o de 4 laminas.... imagino que o antigo proprietario trocou pelo de 4 sem saber.... será que se eu colocar o de 3 não tem problema em relação à altura da traseira X dianteira ?
Fabio Castro
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Registrado em: 05/05/16, 13:06
Carro: Uno Eletronic 95

Cara se vc quiser encarar, ti aconselho a ir na maciota e não passar de 10 ou 20km, porque além de arriscar a sua vida e de outros, pode ti dar um prejuizo ainda maior.
O seu amortecedor esta segurando tudo e essas barras pode perfurar o seu assoalho ou tanque com vc andando.
Não vá pra lonje
wendell.magalhaes
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Carro: Uno SX 1998
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Saudações turma,

pelo que estudei da suspensão do fiat Uno (leia-se os derivados dele também), os dois suportes da suspensão traseira são o feixe de molas longitudinal e os amortecedores. Os amortecedores dão resistência à tração, ou seja, esticando a torre dele e, o feixe do molas dá resistência à compressão.
Devido ao rompimento do feixe de molas o amigo Superjinu ficou com o carro bem baixinho...deixando a suspensão traseira sem sustentação a compressão. Veja que isto reduz significantemente a estabilidade do carro.
Com este rompimento as força se direcionam para as bandejas traseiras. Veja se há alguma bucha das bandejas espanadas ou rachadas...com uma vareta rígida ou chave de fenda vc pode pressionar as buchas e, elas não devem se movimentar de forma alguma...

Já que vai repor o feixe de molas eu aconselho o amigo Superjinu a trocar as buchas das bandejas. Elas são baratinhas e já é uma manutenção preventiva que te poupará de ruídos ou barulho indesejáveis no futuro.

Em relação a dirigir até a oficina, realmente a calma é essencial. Ir com cautela nas irregularidades do piso, pois a suspensão traseira está apoiada nas bandejas e não mais nas molas do feixe.


A peça original da Fiat para o uno vem com 3 lâminas e, eu, colocaria esta. A de 4 é mais para Fiorino ou Elba pois elas possuem uma capacidade de carga maior do que a do Uno.




Abraço a todos!
Wendell
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fiatwill
Moderador
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Mensagens: 1687
Registrado em: 15/02/13, 17:43
Carro: Prêmio CS 1986
Localização: São Bernardo do Campo-SP

emmanuelphilippe escreveu:Cara... aconteceu exatamente o mesmo comigo no mesmo dia... 07/09/2016.... só que o meu é um premio 1991...
Complicado no meu caso é que toda oficina que vou fala que tem que colocar o feixo de mola com 3 laminas mas lá no carro ta o de 4 laminas.... imagino que o antigo proprietario trocou pelo de 4 sem saber.... será que se eu colocar o de 3 não tem problema em relação à altura da traseira X dianteira ?
No Uno e no Prêmio são 3 lâminas.
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Prêmio CS 1986 "swap" 1.6R viewtopic.php?t=41
alexandroMPI
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Mensagens: 158
Registrado em: 01/03/13, 12:25
Carro: mille 03 FIASA MPI
Localização: Mairipora / SP

quando eu tive um EP 96, aconteceu a mesma coisa a noite e como parecia um tirou, nem ligue, fui 1 ou 2 dias trabalhar com o carro normalmente, fui perceber que estava "torto" no sabado qdo fui lavar. Na verdade seu carro esta acentado nos batentes limitadores que fica presos no assoalho do carro, limitando a uma determinada altura, ele so estará mais duro por nao ter a força do feixe e vc mesmo pode trocar em casa sussegado e sem segredo. EU mesmo já troquei 4 vezes, esse da época e mais 3 no meu atual 03. Abços
UNO MILLE FIASA MPI ALCOOL
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