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Teste prático para válvula termostática
Enviado: 30/12/19, 00:39
por looidi
Alguém pode dar dicas, para sabermos se a válvula termostática está funcionando corretamente?
Ouvi que, depois de aquecido, as mangueiras superior e inferior do radiador têm de estar ambas quentes... Procede?
Depois de um percurso, quando se pega trechos anda e pára, é normal a ventoinha ser armada a curtos intervalos, tipo de 2 em 2 minutos?
Re: Teste prático para válvula termostática
Enviado: 30/12/19, 14:29
por Geraldo.
looidi escreveu:Alguém pode dar dicas, para sabermos se a válvula termostática está funcionando corretamente?
Ouvi que, depois de aquecido, as mangueiras superior e inferior do radiador têm de estar ambas quentes... Procede?
Depois de um percurso, quando se pega trechos anda e pára, é normal a ventoinha ser armada a curtos intervalos, tipo de 2 em 2 minutos?
Olá, Looidi, tudo bem?
Sim, depois que o motor atinge a temperatura de 90ºC e a ventoinha dispara, as duas mangueiras ficam aquecidas.
Se o dia estiver de calor, ou o motor tiver feito muito esforço, é normal. Mas se a ventoinha dispara de forma recorrente, pode estar precisando trocar a válvula termostática.
Re: Teste prático para válvula termostática
Enviado: 30/12/19, 15:23
por looidi
Geraldo. escreveu:looidi escreveu:Alguém pode dar dicas, para sabermos se a válvula termostática está funcionando corretamente?
Ouvi que, depois de aquecido, as mangueiras superior e inferior do radiador têm de estar ambas quentes... Procede?
Depois de um percurso, quando se pega trechos anda e pára, é normal a ventoinha ser armada a curtos intervalos, tipo de 2 em 2 minutos?
Olá, Looidi, tudo bem?
Sim, depois que o motor atinge a temperatura de 90ºC e a ventoinha dispara, as duas mangueiras ficam aquecidas.
Se o dia estiver de calor, ou o motor tiver feito muito esforço, é normal. Mas se a ventoinha dispara de forma recorrente, pode estar precisando trocar a válvula termostática.
Então o meu aparentemente está normal. Fato é que a termostática ainda é a original do carro. Apenas que no Uno Mille carburado 1992 ela não é nada discreta quando arma
Re: Teste prático para válvula termostática
Enviado: 15/09/21, 10:49
por Helinton
Um bom teste é vc tirar a válvula colocar numa panela com agua e por no fogão, se tiver um termômetro vai medindo a temperatura quando chegar a 90º ela vai abrir se não tiver termômetro ela tem que abrir antes da aguar ferver (a agua ferve a 100º) . Caso a agua ferva ou passe de 90º para ela abrir a válvula esta com defeito.
PS. 90º Caso for uno a gasolina, porem na maioria das válvulas tem a temperatura que ela abre, tem carro que é com 60º mas já vi carro com 100°.
Re: Teste prático para válvula termostática
Enviado: 15/09/21, 10:49
por Helinton
Um bom teste é vc tirar a válvula colocar numa panela com agua e por no fogão, se tiver um termômetro vai medindo a temperatura quando chegar a 90º ela vai abrir se não tiver termômetro ela tem que abrir antes da aguar ferver (a agua ferve a 100º) . Caso a agua ferva ou passe de 90º para ela abrir a válvula esta com defeito.
PS. 90º Caso for uno a gasolina, porem na maioria das válvulas tem a temperatura que ela abre, tem carro que é com 60º mas já vi carro com 100°.