Seja bem-vindo(a) ao efetuar seu cadastro em nosso fórum cheque sua caixa de anti-spam para ter acesso a ativação, caso não esteja na caixa de entrada.

Comandos de valvulas

Tudo sobre mecânica e preparação relacionada a família Uno.
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

Pessoal muito se fala sobre comandos de válvulas, dizem que um tem 288 graus outro 272 e por ai vai........primeiro essa graduação p´ser levada a serio devemos conhecer que padrão o fabricante do comando usou p´aferir essa graduação.

Por exemplo medido a 1mm que é o padrão europeu, 1,27 que é o padrão americano,ou mesmo a medição em folga 0, essa ultima nunca devemos considerar pois isso muda muito de acordo com o desenho de rampa do comando e tb nunca devemos comparar um comando medido com 1mm com outro medido com folga zero ou 1,27,costumo chamar de comando medido e vendido como folga zero de comando burro e vendido por pessoa que não sabe nada, mas infelizmente esse é o padrão Brasileiro, hoje em meus projetos adoto o padrão Europeu,por exemplo um comando da marca inglesa Cat Cams medido a 0,1mm tem 324 graus de permanência e o mesmo medido a 1mm de folga tem sua duração de 272 graus,outro exemplo é o crane part number 764-0012 que é declarado como um 280 e na verdade tem 239,5 de duração a 1mm,imaginem um 296 medido a 1mm quantos graus ele tem com folga zero rsrsrsrs.

Muitos ainda desconhecem esses dados e isso muito significa p´uma boa preparação pois se o preparador desconhece essas diferenças fuja dele pois não sabe oque está fazendo,poque por incrível que pareça essa é a peça principal p´um bom funcionamento de um motor preparado.

Muito significa tb seu Lobe Center, perfil do came e outras que ainda vou citar por aqui.


Para saberem mais sobre comandos de válvulas estou testando muitos modelos e uma parte do teste vai ser divulgado na revista Race Master desse mês......p´quem gosta ou usa motor Sevel vale apena conferir.

Imagem

Esses dados são de alguns comandos que medi a 1mm de folga,testei todos e depois ponho os resultados aqui.

Comandos Fiat Sevel

Modelo____________________Lift______________Permanência__________Lobe center

Original 1.6_________________8,5_______________192 Ad 200 Es_______________115

Uno Turbo_____________ 9,4 Ad 8,7 Es___________ 226 Ad 232 Es_______________117

Racer rt95 ( uno turbo plus)__ 9,50_________________232_____________________112

Racer ra117________________11,70_________________262____________________ 108

Racer ra115________________11,50_________________260____________________ 109

Racer rt115________________11,50_________________260____________________ 112

Racer rt115 plus____________ 11,50______________260 Ad 272 Es______________ 117

Racer ra10_________________10,50_________________252____________________ 108..........duração a folga de trabalho........ 280

Racer RA121________________12,10________________ 264____________________ 108

Racer RA124________________12,40________________ 266____________________ 108

Racer RA125 Plus-------------------12,50-----------------------------270------------------------------------107 duração a folga de trabalho................ 310

Circelli Iava__________________9,5______________230 Ad 234 Es_______________ 108

Balestrini bh29______________12,50_________________258____________________108

Balestrini bh10_______________9,75_________________250____________________

Balestrini bm20m_____________11,50________________ 270____________________

Balestrini bh 25_______________12,5_________________263____________________

Balestrini bh 27_______________12,5_________________258____________________107

Balestrini bh9_________________9,6_____________248 Ad 252 Es________________108

Balestrini f3__________________12,0_________________270_____________________106,5

Balestrini f5__________________12,6_________________270_____________________

Cat cams 1900203____________10,45________________ 258 _____________________

Cat cams 1900213____________11,30________________ 272 _____________________

Piper cams BP285_____________10.40________________ 262_____________________



Abaixo uma tabela muito boa de quase todos os comandos de válvulas Fiat p´motor Sevel

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Fernando Kfouri em 21/09/15, 10:57, em um total de 19 vezes.
uno conversivel
Fiasa Inside
Fiasa Inside
Mensagens: 126
Registrado em: 01/03/13, 09:25
Carro: Uno Cabriolet 1987
Localização: Belém-PA

Tem uns comandinhos assimétricos aí. Isso mostra a variedade de opções que a fábrica ofereceu, mas pena que na tabela não consta a capacidade cúbica de cada versão que a Fiat lançou. Pra nós que tivemos apenas 2 versões desse motor no Brasil (1.5 e 1.6) garimpar essas informações seria bastante útil pra conhecer o Sevel a fundo.
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

tenho todos esses dados e pela numeração do motor pode saber em qual carro ele era equipado,posteriormente agrego essa informação.
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

O RA10 tem 252º de permanência? Achei que era 280º...

Isso é bom, quer dizer que ainda tem caldo pra tirar do meu motor, rsrsrs.
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

DAM escreveu:O RA10 tem 252º de permanência? Achei que era 280º...

Isso é bom, quer dizer que ainda tem caldo pra tirar do meu motor, rsrsrs.
sem folga tem 280 DAM,se fosse 280 a 1mm teria uns 360 rsrsrsrs.
DAM
Moderador
Moderador
Mensagens: 1557
Registrado em: 14/02/13, 20:48
Carro: 1.6R 1991
Localização: Mogi das Cruzes

Fernando Kfouri escreveu:
DAM escreveu:O RA10 tem 252º de permanência? Achei que era 280º...

Isso é bom, quer dizer que ainda tem caldo pra tirar do meu motor, rsrsrs.
sem folga tem 280 DAM,se fosse 280 a 1mm teria uns 360 rsrsrsrs.
Ah tá, entendi...kkkkkkkkkkkkkk
Uno 1.6R aspro: viewtopic.php?f=6&t=44
RafaelGM
Sevel Inside
Sevel Inside
Mensagens: 192
Registrado em: 01/03/13, 09:01
Carro: Fiat Uno 1.6 Turbo
Localização: Pelotas - RS

Uma dúvida, que acredito que seja a mesma de vários é, o que difere de um comando para uma preparação aspirada para um comando para preparação turbo?

Abraços!!

- Fiat Uno 1.6 Turbo
- Fiat Elba Top 1994 1.6
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

alguns comandos de aspro servem perfeitamente em um motor turbo dependendo da configuração,ao contrario é muito dificil de acontecer,pois comandos turbo trabalham com lobe muito alto p´o aspirado,reparem nas diferenças do comando do sevel original e do uno turbo.
Editado pela última vez por Fernando Kfouri em 06/03/13, 17:26, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
RE-FIAT
Adotados
Adotados
Mensagens: 1454
Registrado em: 04/03/13, 17:07
Carro: ***
Localização: São Paulo/SP - Zona Oeste

Imagem


Imagem


Imagem
Renato
Fernando Kfouri
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 134
Registrado em: 15/02/13, 18:15
Carro: Uno turismo nacional / Uno 1.9
Localização: São Paulo - SP

legal.....olha eu ai com o veio carlini testando os comandos rsrsrsrsr

Valeu RE-FIAT por complementar a materia.
Responder